A raiva é apenas um vômito mental. Algo que você ingeriu está errado, e todo o seu ser psíquico quer colocar para fora. Mas não é preciso jogar sua raiva sobre outra pessoa. É porque as pessoas jogam sua raiva em outras que a sociedade lhes diz para se controlarem.
Não jogue sua raiva em ninguém. Você pode tomar um banho, fazer uma longa caminhada... Tudo que a raiva significa é que você precisa de uma atividade intensa para que ela seja liberada.
Corra um pouco e você irá sentir que a raiva se esvai, ou pegue um travesseiro e bata nele, lute com ele, morda o travesseiro até que suas mãos e dentes estejam relaxados. Após cinco minutos de catarse, você irá sentir-se livre do peso e, quando descobrir isso, nunca mais irá jogar sua raiva em ninguém, porque isso é uma tolice completa.
Para iniciar uma transformação é necessário, antes de tudo, expressar sua raiva. Mas não jogue a raiva em ninguém porque, nesse caso, você não terá como expressá-la totalmente. Poderá querer matar ou morder alguém, mas isso não é possível.
Tudo isso, contudo, pode ser feito com um travesseiro. Um travesseiro é iluminado, é um buda! O travesseiro não irá reagir, não irá processar você. Não se tornará seu inimigo, não fará absolutamente nada. O travesseiro ficará feliz, rirá de você.
Osho, em "Osho de A a Z — Um Dicionário Espiritual do Aqui e Agora"
Todas as citações de Osho © OSHO International Foundation
OSHO ® é marca registrada da OSHO International Foundation.
Um comentário:
Oi, tenho muito interesse em fazer meditação dinâmica! vocês oferecem nesse espaço?
Conheço outras pessoas que gostariam de fazer também, aqui em São José.
Conheço uma sannyasin também que, me parece, ser facilitadora para estas meditações ativas, daquele curso da Osho International.
Sou designer também, caso tenha interesse em fazer algum trabalho de publicidade, posso cuidar disso.
Postar um comentário